Quanto tempo demora para cair um boleto de depósito?

Hoje em dia a maioria dos bancos que abrem contas pela internet – principalmente aqueles que não possuem agências – permitem que o correntista faça depósitos através de boletos, a grande vantagem é que o método de pagamento permite que o correntista deposite dinheiro em espécie na conta, pois o título pode ser pago em qualquer rede bancária, além disso, o boleto bancário também pode ajudá-lo a enviar recursos de outra instituição, principalmente daquelas que cobram tarifa para transferências.

Neste artigo esclareceremos quanto tempo leva para o dinheiro de um depósito via boleto bancário cair na conta.

O prazo de compensação de um boleto varia de acordo com a instituição emissora e o local que a cobrança foi paga.

Para pagamentos em casas lotéricas a compensação é feita de 2 a 3 dias. Já nos bancos tradicionais o valor cai de 1 a 3 dias úteis. O mais comum é que na manhã seguinte ao pagamento o banco já tenha como identificar que o título está pago.

Então a nossa recomendação é aguardar até 3 dias úteis para que o boleto bancário seja identificado pelo banco, caso isso não aconteça entre em contato com a instituição emissora da cobrança e envie o comprovante de pagamento, pois o banco pode ter esquecido de liquidar a cobrança no sistema.

Hoje em dia a maioria das instituições são capazes de identificar pagamentos em 1 dia útil, visto que todas as cobranças emitidas são registradas, ou seja, elas contem o CPF do emissor e do pagador, além disso todos os títulos são registrados em uma câmara de compensação de boletos, o que agiliza a identificação dos pagamentos.

Caso precise adicionar dinheiro a conta em prazo menor, a recomendação é para que procure métodos de depósitos mais rápidos, tais como: transferência bancária ou depósito em espécie na agência ou caixa eletrônico. Infelizmente para alguns bancos, boleto bancário e transferência são as únicas formas de depósito.

A compensação do boleto também pode demorar devido a verificação de segurança que a instituição financeira realize antes da liberação dos recursos, principalmente se a cobrança for de alto valor. No Brasil só é possível emitir cobranças por boletos com valor máximo de R$9.999,99; para valores superiores a recomendação é utilizar a transferência bancária via TED.

Leia também: