O que é antecipação de recebíveis?

Se você tem um pequeno negócio já deve ter recebido a oferta de obtenção de um crédito de antecipação de recebíveis, neste artigo explicaremos como essa linha de crédito funciona e explicar se realmente vale a pena.

Como o próprio nome sugere, a antecipação de recebíveis é uma linha de crédito que ANTECIPA valores futuros que o empreendedor tenha a receber. Pode ser as vendas na maquininha de cartão de crédito ou até mesmo futura transferências que você tenha a receber de seus clientes.

A antecipação de recebíveis é como um cheque especial, porém, possui taxa de juros reduzida.

Para quem opta por antecipar o recebimento da maquininha de cartão, por exemplo, a taxa cobrada sobre as vendas costuma ser maior. Com tal modalidade é possível inclusive receber pelas vendas no mesmo dia.

Como pedir a antecipação de recebíveis

Nem todos os bancos oferecem essa modalidade de crédito. Em contas Pessoa Jurídica de alguns bancos é comum que as instituições financeiras ofereçam essa linha de crédito baseado no histórico dos últimos seis meses de utilização da conta. Caso queira ter acesso à linha de crédito basta entrar em contato com o banco no qual mantém conta jurídica.

Embora a oferta de antecipação de receberíveis seja mais comum em contas jurídicas, também é possível ter acesso a linha de crédito em contas de Pessoa Física, desde que ela também seja utilizada com finalidade comercial, isto é, para o recebimento de pagamentos de clientes e fornecedores, seja ele diretamente ou por meio de máquinas de cartões.

Ao optar pela antecipação de recebíveis é preciso ter também uma atenção especial a contabilidade da empresa, pois o valor da antecipação precisa ser descriminado corretamente para evitar problemas com a Receita Federal ou outros órgãos reguladores devido a movimentação bancária acima da linha de faturamento da empresa.

No caso de maquininhas de cartões de crédito e débito o empreendedor tem a opção de antecipar o recebimento das vendas, há empresas que inclusive disponibilizam o valor vendido para utilização no mesmo dia da venda. Claro, tal comodidade tem seu preço, pois essa antecipação é como se fosse um empréstimo com garantia de um crédito futuro.

Vale a pena – É preciso avaliar a real necessidade de antecipar os créditos futuros. Se a sua empresa está trabalhando no limite é sinal que o dinheiro em caixa não esteja sendo suficiente para tocar as operações, pode ser necessário repensar a linha de negócio.

Resumindo – A antecipação de recebíveis é como um empréstimo só que com juros reduzidos e cuja garantia são créditos futuros que você ou a sua empresa tenha, porventura, a receber, seja na maquininha de cartão ou na conta bancária.


Leia também: