Como obter o Informe de Rendimentos do banco para Imposto de Renda

Com o fim do prazo para Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) se aproximando, aumenta o desespero dos correntistas pelo chamado Informe de Rendimentos, o documento emitido gratuitamente pelas instituições financeiras e que é indispensável para quem vai fazer a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física em 2020.

No documento são listados os rendimentos isentos, sujeitos à tributação exclusiva, bem como os investimentos realizados na instituição no ano-base que, no IRPF de 2020, é 2019.

O Informe de Rendimentos traz ainda o saldo que o correntista tinha na conta no dia 31 de Dezembro de 2019, bem como o valor mantido em outras aplicações para que sejam declaradas na ficha de bens e direitos do imposto de renda.

COMO OBTER O INFORME DE RENDIMENTOS

De acordo com o Banco Central, os bancos são obrigados a disponibilizar o documento até o último dia do mês de Fevereiro de cada ano. A instituição que não disponibilizar o informe de rendimentos até o dia 28 de Fevereiro, por exemplo, está sujeita a penalidades dos órgãos reguladores, visto que o documento é indispensável para o contribuinte Pessoa Física que vai declarar o Imposto de Renda.

A boa notícia é que a vasta maioria dos bancos cumprem o prazo de disponibilização do IRPF, todas as instituições na qual temos conhecimento disponibilizaram o documento aos correntistas antes do dia 28 de Fevereiro de 2020.

Embora as instituições bancárias sejam obrigadas a fornecer o documento quando solicitadas, elas não são obrigadas a enviar o documento ao consumidor caso não seja solicitado.

O correntista pode requerer o Informe de Rendimentos de várias formas, são elas: pessoalmente na agência, internet banking, telefone ou ainda por aplicativo da instituição financeira.

Caso você tenha acesso à sua conta pela internet (site ou app), é provável que o informe de I.R. já esteja disponível para download ou impressão, basta procurar por “informe de rendimentos” (sem aspas) na barra de pesquisa do internet banking do seu banco.

Caso esteja com dificuldade de baixar o informe de rendimentos, a recomendação é para que o contribuinte entre em contato direto com a instituição financeira para não perder o prazo de entrega do Imposto de Renda que, até então, é até o dia 30 de Abril de 2020.

Leia também: