Transferência via TED não caiu ainda – O que fazer?
Realizou uma transferência via TED e o valor não caiu ainda na conta de destino? Saiba o porquê da demora e veja quais são os prováveis motivos que estão impactando no atraso da transferência eletrônica que, supostamente, deveria cair na hora na conta do destinatário.
São vários os fatores que podem impactar no atraso das Transferências Eletrônicas Disponíveis, dentre eles podemos citar:
- Data e horário do envio;
- Sistema de segurança do banco de origem ou de destino dos recursos;
- Transferência não foi como TED e sim via DOC;
As transferências via TED feita em dias úteis das 6h30 às 17h devem cair sempre no mesmo dia na conta do destinatário. A tecnologia permite que o valor caia na hora, mas, infelizmente, alguns procedimentos de segurança podem fazer com que as transferências demorem horas para cair.
Se a transferência for feita em um final de semana, feriado ou fora do horário comercial da TED (das 6h30 às 17h30), a transferência é automaticamente agendada para o dia útil subsequente, devendo o valor cair na conta de destino até o final do expediente do dia da efetivação.
Atraso por procedimento de segurança – O que mais gera atraso nas transferências via TED são procedimentos de segurança das instituições financeiras, tanto no banco de origem quanto no de destino. Caso alguma das instituições envolvidas na transferência queira fazer uma checagem manual antes de liberar a transferência, pode ocorrer atraso na entrega dos valores.
Há casos em que o valor já chegou na conta de destino, mas a transação acaba não ficando disponível para o correntista para checagem de segurança, principalmente nas transferências de altos valores.
Caso a transferência tenha ido como Documento de Ordem de Crédito (DOC) em vez da TED, saiba que o valor poderá demorar até 2 dias úteis para constar na conta do destinatário, pois esse tipo de transferência tem compensação manual, geralmente no dia útil subsequente ao envio. A TED é mais rápida pois o envio é eletrônico.