6 desvantagens da conta PagBank

Lançada no primeiro semestre de 2019, a conta PagBank, antes conhecida como Conta PagSeguro, possui mais vantagens do que desvantagens. Já falamos aqui no site sobre as vantagens, hoje chegou a hora de revelar os pontos fracos dessa conta que é aberta em menos de 3 minutos pelo celular.

A seguir destacamos os seis principais pontos fracos da nova conta do PagSeguro.

Não possui cartão virtual

O PagBank disponibiliza um cartão pré-pago internacional com a bandeira MasterCard, ele serve tanto para compras quanto para saques em caixas eletrônicos. Infelizmente não há versão virtual, o que significa que o correntista precisa usar os dados do cartão físico para comprar na internet.

Embora seja perfeitamente possível comprar na internet com os dados do cartão físico, é considerado muito mais seguro a utilização de um cartão virtual, pois a versão eletrônica protege os dados do cartão principal.

Além disso, muitos cartões virtuais permitem que o cliente opte por uso único ou recorrente, bem como realize o cancelamento a qualquer momento pelo APP.

Tributos e contas sem código de barras não são aceitas

Pelo aplicativo do PagBank é possível pagar boletos e contas via código de barras. Infelizmente a empresa não aceita tributos como: IPVA, DARF, DAS, dentre outros.

Só são aceitos boletos e contas emitidas por alguns prestadores de serviços. Caso more em um município fora das capitais, é provável que a conta da sua concessionária de água, por exemplo, não seja aceita para pagamento pelo aplicativo do PagBank.

Não possui débito automático e nem DDA

A conta PagBank não oferece serviço de débito automático e nem DDA (Débito Direto Autorizado), o que pode dificultar o pagamento de contas recorrentes. Uma das razões para a não oferta desse tipo de produto pode estar no fato da empresa não ser um banco ainda.

Infelizmente, para oferecer o serviço de débito automático o PagSeguro precisaria de uma parceria com um banco tradicional, algo que parece estar fora do radar, pois a instituição já revelou o interesse em se tornar um banco independente.

Impossibilidade de realizar investimentos

Embora a conta do PagBank ofereça até empréstimo pessoal, o serviço de investimento ainda não está disponível. Nós acreditamos que isso seja uma mera questão de tempo, visto que o Mercado Pago – que também não é banco – já oferece uma conta com depósito remunerado em 100% do CDI com liquidez diária.

Com a oferta de investimento ou depósito remunerado ficaria mais atrativo guardar dinheiro na conta do PagSeguro, pois, ao menos, o correntista preservaria o poder de compra, algo que não é possível caso o dinheiro fique “parado” na conta.

Saques são tarifados

A conta PagBank possui quase todos os serviços de graça, infelizmente, os saques no Banco24Horas são cobrados em R$7,50, tal valor não é lá muito acessível, principalmente se você precisar realizar mais de uma retirada no mês.

Felizmente é possível contornar a cobrança de tarifa através da transferência de recursos para outros bancos que oferecem saques de graça, já que o PagBank disponibiliza 5 TEDs de graça todos os meses.

Nada de FGC

Por não ser um banco a conta do PagBank não é credenciada ao Fundo Garantidor de Crédito (FGC), isso significa que os fundos dos clientes não estão assegurados pelo FGC em caso de quebra da instituição financeira.

Cabe lembrar, no entanto, que os saldos dos clientes ficam separados do patrimônio da empresa, o que acaba minimizando o risco, mas, mesmo assim, ter o Fundo Garantidor de Crédito pode fazer uma grande diferença caso você pretenda usar a conta para movimentar altos valores.

No contraponto, podemos dizer que o PagBank tem mais vantagens do que desvantagens. A conta do PagSeguro já oferece muito mais do que uma conta de pagamento está suposta a oferecer, tal como listamos a seguir:

Leia também: