Número de operação das contas da Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal, assim como outros bancos públicos, adotam uma numeração especial para definir o tipo de conta no qual se está transferindo ou depositando algum valor, esse número especial é chamado de OPERAÇÃO (OP).

No caso de transferências via DOC ou TED o número da operação acaba sendo irrelevante, pois a câmara de compensação de transferências só precisa do número do banco, agência e da conta corrente ou poupança. Para esse tipo de transferência o que importa é se a conta é corrente ou poupança.

Todavia, caso precise depositar no caixa eletrônico ou transferir algum valor da conta da Caixa Econômica Federal para outra conta na mesma instituição, saiba que sem o código de operação pode não ser possível concluir a transação.

TODOS OS CÓDIGOS DE OPERAÇÃO DAS CONTAS DA CAIXA

Existem cerca de 17 códigos de operação, a seguir confira os códigos e seus significados:

CÓDIGO OPERAÇÃO
001 Conta Pessoa Física na modalidade corrente
002 Conta Pessoa Física do tipo Simples
003 Conta de Pessoa Jurídica
006 Contas Governamentais
007 Contas de Depósitos de Instituições Financeiras
013 Poupança Pessoa Física
015 Contas com saldo em moeda estrangeira
022 Poupança de Pessoa Jurídica
023 Conta Fácil da Caixa
027 Contas Judiciais
028 Poupança de Crédito Imobiliário (PCI)
043 Contas de Depósitos em Lotéricas
047 Conta especial de não-residente
053 Conta Multimoeda
057 Conta Capitalização
073 Conta Especial PEP (Pessoa Politicamente Exposta)
131 Poupança Integrada à conta corrente

Os códigos mais comuns são: 001, 002, 003, 006, 007, 013, 022 e o 028.

Caso a sua conta seja de operação 023, por exemplo, isso significa que se trata da Conta Fácil da Caixa, modalidade de conta corrente que possui limitação de movimentação; o cliente possui inclusive um limite mensal de depósitos que pode efetuar no banco.

Já a modalidade 013 também é bastante comum, o número representa que a conta no qual o seu dinheiro é depositado rende automaticamente na data de aniversário, pois trata-se de uma caderneta de poupança.

Há casos em que o correntista pode ter uma conta e múltiplos números de operação, o código informado é aquele para o qual o valor será depositado. Por exemplo, digamos que você tenha uma conta corrente com poupança integrada; neste caso o correntista poderá utilizar os códigos 001 e 131.

Ao optar pelo código 001 o valor cai na conta corrente, mas se o titular escolher o valor 131 o valor é depositado automaticamente na conta poupança com a mesma numeração.

Dica: o código da operação é impresso nos extratos e também no cartão da conta. Em caso de dúvidas basta procurar pelo código da operação ou OP.